Telecentros.BR

Programa do Governo Federal, realizado entre 2010 e 2013, disseminou pelo país uma rede de telecentros a partir da parceria com 58 instituições. Através do compromisso com a educação, essas instituições equiparam mais de dez mil unidades em todo o país com internet, computadores e mobiliários, além da bolsa de estudos para os educadores e a formação dada aos monitores.

O programa tinha três frentes de trabalho: distribuição de equipamentos, computadores e internet para vários municípios do país para montagem de telecentros; pagamento de bolsas para as pessoas que trabalhavam nos telecentros via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e; qualificação profissional, através de formação à distância dessas pessoas.

Para vencer o desafio da exclusão digital no Brasil foi montada uma rede de formação a partir da seleção de parcerias capazes de fortalecer a disseminação de novas tecnologias. Na capacitação de pessoas, dentro do projeto Telecentro.BR, o Governo Federal criou a Rede Nacional de Formação e contratou sete instituições para fazer isso, dentre elas, a Programando o Futuro.

Responsável pelo polo Centro-Oeste, a Programando o Futuro fez a qualificação de mais de 1.500 pessoas nesse processo de qualificação à distância. Cada pessoa precisava fazer um projeto comunitário ao longo de 12 meses. O método utilizado era da relação direta e imersão na comunidade, tendo cada educador o dever de produzir um projeto que impactasse a realidade local tendo o Telecentro como ponto de apoio das ações.

Veja um pouco mais das vivências do Telecentros.BR no vídeo a seguir.