Seja Digital

A Seja Digital é a entidade responsável pela gestão da migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. A Seja Digital tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e distribuindo os kits conversores para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Esse processo teve início em abril de 2015, e a previsão é que, a partir de 2019, todas as emissoras de TV em médias e grandes cidades do país só transmitam seus sinais na frequência digital.

A parceria da Programando o Futuro com a Seja Digital nasceu em 2016 com o objetivo de desenvolver a mobilização social das comunidades que foram beneficiadas pela migração do sinal de TV digital no Distrito Federal. Além da inclusão social e digital, o projeto contemplou a redução do impacto ambiental, pois com a migração do sinal a população tem descartado um elevado número de aparelhos televisores.

A Seja Digital, em parceria com a Programando o Futuro, criou projetos como, Caravana da TV Digital, ação itinerante que levou até as comunidades um conjunto de ações para sensibilizar e informar a população sobre o processo de digitalização do sinal de TV, aliando informação com inclusão social. A estrutura da Caravana da TV Digital era composta por um ônibus personalizado, com acessibilidade para deficientes físicos, e todo equipado com televisores que mostravam a diferença entre a transmissão do sinal analógico e do digital. Recebeu o nome de Caravana da TV Digital por ser baseada na ideia alusiva às caravanas populares, muito utilizadas em prol de melhorias para as comunidades. Além do projeto Instalador Amigo, em que o objetivo principal era capacitar pessoas para se tornarem instaladores e, por sua vez, atuarem na casa das pessoas que tinham dificuldades para instalar os kits, como por exemplo, mães solteiras, idosos, pessoas acima do peso ou com deficiência de locomoção, analfabetos ou pessoas com falta de conhecimento. A Programando o Futuro capacitava as pessoas e elas iam até a casa de quem ganhou o kit instalá-lo gratuitamente.

Em consequência dessa capacitação, uma nova opção de trabalho e maiores chances de inserção no mercado. Ou seja, o Instalador Amigo contribuiu para a geração de emprego e renda e visava recolocar profissionais no mercado de trabalho e dar à população mais opções de mercado. Os profissionais que mais se destacaram no curso foram contratados para atuarem como monitores do projeto e nas Caravanas de Instalação.

Outro projeto criado foi a Campanha de Descarte de TV, que visa o descarte ambientalmente correto de televisores, com o objetivo de orientar a população sobre a importância do descarte correto desse tipo de lixo eletrônico. Ao longo dos últimos três anos, a parceria entre a Seja Digital e a Programando o Futuro passou por oito estados brasileiros e coletou mais de 52 mil televisores. Essa é a maior campanha de descarte de TV do mundo. O número tão elevado se dá porque a população não tem opções corretas de descarte de televisores, que são aparelhos altamente poluentes se forem descartados no meio ambiente.

Em 2017 a parceria continuou e a Programando o Futuro, juntamente com a Seja Digital, fez quatro grandes ações de mobilização social, coleta de lixo eletrônico e instalação social, sendo elas em Goiânia (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), cidades onde ocorreu o desligamento do sinal analógico de TV e a migração para o sinal de TV digital.

Durante a ação em Minas Gerais foi realizado o evento “O Planeta Somos Nós”, promovido pela Programando o Futuro e pela Seja Digital. O evento pretendia chamar a atenção da população para o descarte correto do lixo eletrônico, através de oito oficinas e da instalação do “Jardim do Destino Circular”, que tinha como objetivo refletir sobre a importância do descarte correto do “lixo” eletrônico e fazer uma abordagem sobre o reaproveitamento e destino dos resíduos eletrônicos provenientes dos aparelhos de TV, com base no conceito da Economia Circular.

Houve também a realização do seminário “O Planeta Somos Nós: uma análise do impacto do desligamento da TV analógica nos territórios urbanos”, com intuito de, em conjunto com parceiros de governos, emissoras de TV e sociedade civil, construir uma proposta com soluções para a destinação do lixo que será gerado nos anos do pós desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte e região. A Programando o Futuro está fazendo a maior campanha de coleta de TV do mundo, com mais de 52 mil unidades de televisores antigos já coletados e processados.

Saiba mais sobre a importância de descartar corretamente seu televisor clicando no vídeo abaixo.