Programa Estações Digitais

As estações digitais consistem em uma rede de telecentros, que são escolas de informática comunitárias, abertas para a comunidade e para pessoas de menor renda que vivem em comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Por doze anos, a Programando o Futuro, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, realizou o projeto de Estações Digitais. O resultado da parceria foi a montagem de mais de 3 mil unidades. Esse foi o maior programa de inclusão digital que já existiu no Brasil. Havia uma central que tinha atendimento técnico, pedagógico e de gestão via telefone (0800), e-mail, bate-papo e chats em redes sociais.

O objetivo das Estações Digitais era levar a inclusão digital para membros de comunidades mais carentes do Brasil. Através do projeto também foi realizada a capacitação de educadores sociais. Esses educadores eram pessoas da comunidade que tinham algum conhecimento em informática, que após uma capacitação técnica e pedagógica, ministravam os cursos para a comunidade.

A Programando o Futuro fazia o acompanhamento a cada dois anos com visitas às unidades e encontros presenciais com os educadores sociais, além de levar melhorias como internet, troca de equipamentos, etc. Hoje, mais de 900 estações digitais estão ativas.