CRC’s

Desde 2006 a PROGRAMANDO O FUTURO é gestora de unidades dos CRCs, que são os Centros de Recondicionamento de Computadores. Trata-se de um espaço físico adaptado para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos que são doados em plenas condições operacionais a Pontos de Inclusão Digital, tais como telecentros, escolas públicas, bibliotecas públicas, entre outros.

Além disso, esses CRCs também capacitam jovens em cursos na área de tecnologia da informação. Mais do que isso, prepara o aluno não só para o mundo do trabalho, mas também para a vida adulta autônoma, promovendo sua formação cidadã.

E o tratamento adequado dos eletrônicos que não possuem mais condições de uso (o chamado lixo eletrônico) é a última parte de todo o trabalho dos CRCs. Após catalogados, os equipamentos são desmanufaturados e suas partes e peças separados por tipo de resíduos, que posteriormente são enviados para reciclagem que os transformam em nova matéria prima. É nesse ciclo todo que acontece a economia circular.

Para isso, a PROGRAMANDO O FUTURO conscientiza a população sobre a importância do correto descarte desses equipamentos, além de disponibilizar Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, nas comunidades.

Atualmente a PROGRAMANDO O FUTURO possui três unidades implantadas, sendo:

CRC Metarreciclagem

instalado na cidade do Gama, no Distrito Federal, em parceria com o Ministério das Comunicações.

CRC Recytech

 instalado na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, em parceria com o Ministério das Comunicações e a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovações de Mato Grosso.

CRC Sukatech

instalado na cidade de Goiânia, Goiás, em parceria com a Secretária de Desenvolvimento e Inovação de Goiás.

Formação cidadã

Os cursos são oferecidos gratuitamente e os laboratórios estão equipados com ferramentas e instrumentos necessários para garantir a prática do conhecimento a cada um dos participantes.

As oficinas possuem carga horária média de 80 horas, com duração de aproximadamente dois meses. São ofertadas oficinas de informática básica, suporte técnico e manutenção de computadores, robótica livre, edição de vídeo e internet/redes sociais. Para participar, basta ter mais de 14 anos.

Reuso de Computadores

A ação de reuso de computadores está baseada no recondicionamento, que consiste na limpeza, manutenção nos computadores, substituição de peças e componentes que apresentam defeitos, acréscimo de componentes para melhoria de desempenho e instalação de softwares livres.

Os computadores, depois de recondicionados, são doados para iniciativas de inclusão digital, bibliotecas, telecentros, governos, laboratórios em escolas públicas, entre outras iniciativas.

O processo de recondicionamento é realizado por alunos estagiários do projeto. O estágio tem duração de até cinco meses e tem como foco colocar os alunos para exercitarem e por em prática todos os conhecimentos adquiridos nos cursos. O estágio é remunerado.

Resíduo eletrônico e logística reversa

A PROGRAMANDO O FUTURO é parceira da GREEN ELETRON e atua na logística reversa de eletrônicos para consumidor final no Brasil. Essa parceria possibilita a atuação sistêmica das ações da PROGRAMANDO O FUTURO em consonância com a legislação brasileira.

A entidade possui 100 PEVs no Distrito Federal, que é um local onde a população pode descartar seus eletrônicos para terem uma destinação correta. Em Goiás e Mato Grosso estão sendo implantadas unidades também para o descarte.