jump to navigation

Tecnologia social TV Janela capacita jovens de Fortaleza na área de audiovisual March 19, 2013

Posted by in : Uncategorized , trackback

Finalista em 2005 do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, a TV Janela é uma projeto que trabalha com 20 adolescentes do bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza, Ceará. Eles produzem vídeos sobre a comunidade, os exibem em praça pública e publicam na internet. Os adolescentes permanecem no projeto durante um ano e recebem formação em informática e técnicas de comunicação.

A tecnologia social, desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Social de Fortaleza tem como objetivo dar a esses jovens formação técnica em produção e exibição de vídeos, maior inserção social, autoestima e autonomia, usando a imagem e a informação como instrumento de reflexão crítica sobre si mesmos, sobre a mídia e a comunidade onde vivem.

O resultado da criação dessa tecnologia social: hoje dez jovens já atuam no mercado formal e informal na área audiovisual, os jovens que participam da TV Janela montaram uma produtora de eventos sociais na cidade, são realizadas três exibições anuais em praça pública no bairro Planalto Ayrton Senna das produções realizadas por eles e uma exibição anual nas escolas públicas da cidade. Além disso, três jovens que fizeram parte do projeto atuam hoje como oficineiros do projeto, na área de audivisual.

Confira aqui um dos vídeos produzidos pela TV Janela: http://www.youtube.com/watch?v=VLOiCNM99U0&feature=youtu.be.

Mais informações sobre essa tecnologia social no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil: http://www.fbb.org.br/tecnologiasocial/tv-janela-1.htm

Por: Ana Carolina Silva
19/03/2013

Comments»

no comments yet - be the first?